O QUE É O CLUBE DA VODKA? 

O Clube da Vodka é um sistema adotado por vários estabelecimentos, como bares e restaurantes, para a venda de vodka. Nele, o cliente adquire um litro de vodka e consome uma quantidade desejada, deixando o restante do litro armazenado no local para consumo futuro. Dessa forma, se o cliente quiser beber mais daquela garrafa, ele deve retornar ao estabelecimento onde a comprou ou comprar outra garrafa em outro lugar.

COMO FUNCIONA O CLUBE DA VODKA?

Atualmente, existem duas formas convencionais de controlar o Clube da Vodka. A primeira e mais comum é quando o cliente compra uma garrafa em um bar ou restaurante de sua escolha, e o estabelecimento coloca um adesivo na garrafa indicando a quantidade de doses disponíveis e quantas já foram consumidas. Dessa forma, se o cliente não beber todas as doses, a garrafa é armazenada no estabelecimento por tempo indeterminado até que o cliente retorne para consumir o restante.

A segunda forma é vender a garrafa ao cliente e controlar as doses através de um cartão de papel, no qual são registradas as doses consumidas. O cliente leva o cartão consigo e o apresenta na próxima visita ao estabelecimento, eliminando a necessidade de manter uma garrafa exclusiva para ele. No entanto, essa modalidade não é muito aceita, pois transfere a responsabilidade ao cliente de guardar e controlar o cartão, o que pode gerar prejuízos caso seja perdido e causar problemas tanto para o cliente quanto para o estabelecimento.

É importante mencionar duas questões: a primeira está relacionada ao estoque de garrafas, que geralmente é um problema devido à necessidade de espaço físico para armazenamento. Temos conhecimento de um bar que chegou a armazenar 1.500 litros de vodka. A segunda questão envolve o cliente que participa de vários clubes em diferentes estabelecimentos, resultando em múltiplos cartões para acompanhar cada clube.

Há algum tempo, ao observarmos o funcionamento dos “Clubes da Vodka” em diversos estabelecimentos, notamos que alguns clientes possuíam vários cartões de controle de diferentes clubes e estabelecimentos. Alguns chegavam a ter oito, nove ou até mesmo dez cartões de controle.

Alguns estabelecimentos também adotam o “Clube do Whisky”, que opera de maneira semelhante aos “Clubes da Vodka” e, naturalmente, enfrentam os mesmos problemas, ou até mesmo agravam os já existentes.

Com base nisso, pensamos que deveria haver uma solução que atendesse tanto os estabelecimentos, facilitando o armazenamento dos produtos e modernizando o controle, quanto os clientes, evitando que precisassem lidar com vários cartões ao mesmo tempo.

Assim surgiu o Projeto PubClub, que não pretende modificar o “modus operandi” dos clubes de whisky e vodka tradicionais já existentes e em funcionamento nos diversos estabelecimentos. Em vez disso, o PubClub propõe expandir, dinamizar e aumentar a abrangência dos clubes de bebidas.